Os alunos observam a cultura e o artesanato algarvio desenhando-o de per si

Inserido no contexto programático da disciplina de DESENHO A, os alunos do 10º06 do Curso de Artes Visuais fizeram duas visitas guiadas ao Museu Regional e Etnográfico do Algarve em Faro, respetivamente nos dias 24 e 31 de Janeiro de 2023.
A exposição de antigos utensílios relacionados com as diversas atividades praticadas na nossa região deixou estupefatos estes jovens rendidos pela sua beleza natural, genuínas formas e criatividade artística.
Organizada por temáticas, conheceram numa primeira fase a cultura popular dos processos de abastecimento de água, fabricação têxtil, indústria do peixe, cestaria, olaria, agricultura, cortiça, apicultura entre outras. Também observaram através dos dioramas com imagens de interiores típicos da arquitetura popular da nossa região, fotografias, maquetes, reconstruções de cenários e dos trajes regionais usados pelos camponeses, pescadores, ceifeiras/mondadeiras e ranchos folclóricos típicos do Algarve rural
Numa segunda fase, escolheram de forma arbitrária os modelos, analisaram, registaram e expressaram através de desenho esquemático a sua própria visão e interpretação gráfico-plástica.
O trabalho continua em sala de aula.
Acompanharam e organizaram a atividade, os professores António Braz e Ana Martinho.