O Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira é uma grande comunidade educativa constituída por quatro escolas, localizadas na cidade de Faro.
Dada a sua proximidade geográfica, a envolvência de serviços que as rodeiam e que integram sensivelmente a mesma área de influência, não só em termos da zona habitacional, como também profissional dos encarregados de educação, as escolas deste Agrupamento, com muitos anos de história e de vivências autónomas e diferenciadas, são um espelho das escolas públicas portuguesas pela diversidade dos seus intervenientes que, no seu todo, constituem a comunidade.
O Agrupamento resulta duma progressiva vontade política de agregação de escolas. O processo teve início no ano de 1998, com a constituição do Agrupamento Horizontal de S. Luís, composto pelas escolas do 1o ciclo de S. Luís e Bom João.
Em 2007 é criado o Agrupamento Vertical Dr. Joaquim Magalhães constituído pela escola E.B 2,3 Dr. Joaquim Magalhães, as duas escolas do 1o ciclo do extinto Agrupamento de S. Luís e ainda a escola da ilha da Culatra, entretanto integrada num Agrupamento em Olhão.
Por último, em 2013, foi constituído o atual Agrupamento que passou a integrar a Escola Secundária Tomás Cabreira. Nesse sentido, importa dizer que, por si só ou agrupadas, as escolas do Agrupamento Tomás Cabreira têm, ao longo das décadas, com dedicação e exigência, ensinado muitas gerações, transmitindo conhecimentos, valores éticos, culturais e de cidadania, vencendo constrangimentos e dificuldades para assegurar a todas as crianças e jovens um ensino de qualidade e alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.