Dando continuidade ao projeto Erasmus+ ” AI tools for VET schools “, decorreu de 1 a 4 de abril, a segunda mobilidade deste programa europeu. Realizou-se, desta vez, na Eslováquia, tendo, um grupo de professores do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira participado neste intercâmbio educativo e formativo, que foca a Inteligência Artificial aplicada ao ensino.
Este encontro reuniu docentes de Portugal, Sérvia e Eslováquia, criando uma oportunidade para a troca de ideias, experiências e culturas. Além de fomentar uma aprendizagem colaborativa, promoveu a partilha de práticas pedagógicas e uma visão integrada sobre a aplicação da IA em ambiente escolar.
Durante esta mobilidade, os participantes aprofundaram os seus conhecimentos no domínio da Inteligência Artificial (IA), explorando práticas pedagógicas inovadoras e partilhando experiências sobre a integração da IA no contexto escolar. O programa incluiu:
● Sessões práticas sobre o uso de ferramentas e aplicações de IA no ensino;
● Apresentações de projetos e boas práticas desenvolvidas nas escolas parceiras;
● Visitas a instituições locais com boas práticas tecnológicas;
● Momentos de intercâmbio cultural e reforço da cooperação internacional.
Este segundo encontro reforçou os objetivos centrais do projeto: capacitar os professores para a utilização consciente e eficaz da Inteligência Artificial em ambiente educativo e fomentar uma rede de colaboração europeia orientada para a inovação pedagógica.
A participação neste projeto representa mais um passo no compromisso do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira com a modernização do ensino, preparando os seus docentes e alunos para os desafios do futuro, apostando na capacitação tecnológica e na inovação pedagógica.









