“COM A JUSTIÇA NÃO SE BRINCA”

Disciplina de Cidadania e Desenvolvimento

Turmas H e E, 7º ano

24 de fevereiro 2023

No dia 24 de fevereiro, as turmas do 7ºH e 7ºE da Escola Básica Joaquim Magalhães participaram na simulação de um julgamento de um processo-crime de violação dos direitos humanos, no Palácio da Justiça e tiveram a ajuda de juízes verdadeiros do Tribunal Judicial da Comarca de Faro.

A tarefa foi mais difícil do que parece. As turmas do 7ºH e 7ºE estiveram semanas a trabalhar para escrever a narrativa que seria utilizada no Tribunal, uma história completa com testemunhas, arguidos, advogados, juízes, procurador do Ministério Público e um/a ofendido/a.

Depois dos papéis distribuídos, os alunos analisaram a acusação e as leis infringidas, de acordo com as instruções específicas para as diversas funções. Também fizeram alguns ensaios antes de irem ao Palácio da Justiça.

No Tribunal, todos fizeram pouco barulho, pois dava para sentir a autoridade do local. Os juízes (verdadeiros) tiveram quatro papéis distintos: o de juiz, o de procurador do Ministério Público, o de advogado de defesa e o de advogado da acusação para ajudarem a gerir a sessão.

A simulação de julgamento correu tão bem que os professores queriam repetir, mas desta vez com os pais como audiência, para estes observarem o trabalho dos seus filhos.

Esta atividade serviu para os alunos entenderem como o Tribunal funciona, descobrirem algumas leis e respetivas penas, pensarem no seu futuro (experimentando os trabalhos de juiz, de advogado…) e, principalmente, que com a justiça não se brinca!

NOTA DE AGRADECIMENTO

Alunos e professores agradecem, aos juízes do Tribunal Judicial da Comarca de Faro – Juízo Cível, o facto de terem tornado possível esta extraordinária experiência.