Inserido no contexto programático da disciplina de História da Cultura e das Artes, os alunos do Curso de Artes Visuais do 11º ano, turmas 05 e 06 conheceram e valorizaram as características do movimento artístico do Rococó, observando in loco os vários silhares de Azulejos do Paço Episcopal, a Talha Dourada, Frescos e Retábulos da Igreja da Ordem de São Francisco da nossa cidade.

A construção do Paço Episcopal teve início entre 1581 e 1585, foi ampliada após o terramoto de 1755, destacando-se os telhados de Quatro Águas, o Pórtico Principal e os Painéis de Azulejaria do século XVIII distribuídos pelo Átrio, Escadaria e as três Salas de Aparato, respetivamente a Sala da Unidade e Comunhão, a Galeria dos Bispos e a Antiga Sala do Trono.

É um edifício especialmente representativo da Arquitetura Chã no Algarve.

Os Painéis têm alegorias relacionadas com os temas da “Caridade, Virtudes, Prudência, Fé, Esperança, Justiça e Fortaleza”. Foram desenhados em vários lambris de azulejos policromos em branco e azul, amarelo, verde e sanguínea, continuando a exibir ornatos do período Barroco entre os quais se destacam as folhas de acanto e os enrolamentos curvilíneos e a utilização de cores rutilantes de amarelos intensos de antimónio.

Toda esta obra esteve a cargo do mestre Domingos de Almeida que foi igualmente o autor do mesmo trabalho identificável na Igreja da Ordem de São Francisco, seguidamente visitada por nós nesse mesmo dia.

Ambas são consideradas não só as suas melhores obras, como também as mais representativas dos elementos heráldicos do estilo Rococó português no Algarve e em Faro.

Esta visita realizou-se no dia 23 de Fevereiro, foi organizada pelas professoras Ana Martinho e Otília Afonso e teve como guia o Dr. Jorge Manhita.