No dia 23 de fevereiro de 2023, no auditório Principal da Escola Secundária Tomás Cabreira, decorreu uma sessão promovida pela Agência Espacial Portuguesa, moderada pela Dra. Marta Gonçalves, a fim de divulgar o concurso “Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia”.

Este concurso tem como objetivo divulgar o Espaço junto dos mais jovens, proporcionando uma ligação com este sector através da realização de voos parabólicos que simulam um ambiente de gravidade zero.

Na área educativa a missão da Agência Espacial Portuguesa passa por encorajar os jovens a estudar ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) através de iniciativas como esta, motivando-os a seguir, académica e profissionalmente, um percurso no setor espacial e noutras áreas relacionadas com a ciência e a tecnologia.

Nesta sessão estiveram presentes vários alunos do 9º ano, acompanhados pelos docentes, Elsa Correia, Fátima Mota e Rolando Correia e alunos de 10º e 11º ano, acompanhados pelos docentes Cristina Mota, Salomé Sancho, Carlos Campos e Maria João Morgado. Nesta ação contámos ainda com a presença da Sra. Diretora Ana Paula Marques.