Amar é um profundo sentimento que muitos não entendem ou vivem sem o encarnarem verdadeiramente.
Amar não é sinónimo de pertença, de sacrifício, de aniquilação.
Amar é sim um sentimento de existência pura, que nos une num todo.
É o ato de amar que perpétua a humanidade.
Amar o próximo é sinónimo de compaixão, fraternidade, igualdade, bondade, partilha, entreajuda,  compreensão, altruísmo pelo bem comum da humanidade em comunhão com a terra mãe.

Cláudia Martins
(Prof.ª de Português Língua de Acolhimento)

Na semana de 14 a 20 de fevereiro de 2022, o Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira celebra a Semana dos Afetos com as turmas de Português Língua de Acolhimento, compostas por alunos de cerca de 14 nacionalidades. 

Durante a semana serão diversas as atividades a desenvolver com os alunos sobre a temática, como a análise de poemas e textos literários, redação de mensagens sobre sentimentos de afeto, na língua materna e na língua de acolhimento, visualização de vídeos, entre outras, no sentido de refletir sobre os subtemas como “Emoções”, “Valores”, “Relações Afetivas”, “Igualdade de Género”.

Sob o mote dos “Afetos”, em colaboração com a biblioteca escolar, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos serão expostos em vários locais da escola sede do agrupamento.

SemanaDosAfetos2022ProfClaudiaMartinsPortuguesLinguaDeAcolhimento_


Português Língua de acolhimento (PLA)

Semana dos Afetos e divulgação de testemunhos com o

Alto Comissariado para as Migrações – ACM, I.P.

“Esta iniciativa resulta da articulação entre o Gabinete de Promoção da Aprendizagem da Língua Portuguesa (GLPt) do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e o Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, em Faro.”

https://fb.watch/geATYb-z9H/