Esta visita teve como objetivo o conhecimento da realidade e o modo de funcionamento do refeitório da Escola. Deparámo-nos com uma equipa de 3 cozinheiras que se encontravam empenhadas em confecionar e servir um número que rondará os 850 almoços diários (alunos e restante comunidade escolar). Verificámos também que estavam funcionários afetos a outras funções escolares que se encontravam a dar apoio na recepção dos tabuleiros. Apesar da fila à "hora de ponta", o ambiente pareceu-nos, acolhedor e bastante funcional.
Neste dia o prato principal era peixe grelhado e notámos uma grande resistência dos alunos nesta ementa. A refeição fornecida era bastante completa e incluía: água, sopa, prato principal com salada, pão e fruta e/ou iogurte. O peixe (Dourada), era fresco e adquirido no Mercado Municipal de Faro. Apesar de a refeição ser equilibrada do ponto de vista nutricional e organolético, a adesão por parte dos alunos foi fraca, pois muitas das refeições não foram consumidas.Cientes que a educação alimentar começa na família/educadores e que a escola deve ser um veículo dinamizador e promotor da mesma, é evidente a necessidade de uma visão e estratégia integrada de promoção de hábitos alimentares saudáveis. Atenta a este facto Associação de Pais procurará ser elemento dinamizador de uma educação para a alimentação Saudável no seio da família e Comunidade Escolar.
Fomos ainda informados que a Escola procede à doação das refeições que não foram servidas a duas instituições que desenvolvem o seu trabalho na área Social.
A APEEJM solicita o vosso apoio na divulgação desta ação e agradece que nos façam chegar contributos e sugestões de pais e encarregados de educação da nossa Escola.