foto1
foto1
foto1
foto1
foto1

Bolsas pelo Rotary

O Rotary Club de Faro atribuiu bolsas de estudo a alunos de Faro.

No site | No facebook

Tomada de posse

Tomada de posse da professora Ana Paula Marques para mais um mandato como diretora do agrupamento de escolas Tomás Cabreira - 29/06/2022

No site | No facebook 

Devolução do Kit Digital

Devolução do Kit Escola Digital (alunos 4º, 9º e 12º e transferidos do agrupamento) até 2 e 29 de julho.
Mais informações

Sem Nada a Perder

Apresentação do Livro de Pedro Inocêncio no Auditório da Tomás Cabreira. 25/5/2002. 15H15.
Aberto a toda a comunidade: biblioteca@agr-tc.pt

No facebook | No Instagram

1º Prémio - Beatriz Puga


A Beatriz Puga do 12º 6ª ficou em primeiro lugar na categoria ilustração da 16ª edição do Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen.

Estendal Solidário

Concurso de Leitura Áudio

Até 8 de abril de 2022
Mais informações aqui

Olimpíadas de História

Parlamentos dos Jovens

E se eu fosse uma


No facebook

A escola Joaquim Magalhães tem um novo espaço de aprendizagem, uma sala de aula sem paredes!
A aprendizagem formal em espaços ao ar livre é uma prática comum nos países do norte da europa, onde em muitas escolas podemos observar quadros nas suas paredes exteriores. Em Portugal, no Algarve, em Faro, também já temos uma sala de aula onde o quadro está na parede exterior da escola. É aqui, na nossa escola! Temos uma sala de aula sem paredes!
As crianças passam muito tempo fechadas dentro de quatro paredes, com pouco contacto com a natureza, sentindo-se "coladas" a cadeiras. Pensando em alterar um pouco as aulas de Matemática, os alunos do 5º E foram percorrer a escola e sonhar com um projeto que gostariam de construir...."Aulas ao ar livre" foi o mais ressoou em todos. 


Partilhamos a ideia com a direção do Agrupamento Tomás Cabreira que rapidamente nos disponibilizou um quadro que estava na arrecadação. Numa reunião de pais perguntámos quem poderia ajudar e assim surgiu o pai do Rafael, Sr. Célio Alves que tem uma empresa de restauros e conseguiu ajudar-nos a concretizar o nosso sonho!
Agora, todos os alunos da escola tem a possibilidade de ter esta sala sem portas, sem barreiras. Uma sala ao ar livre!

Esperamos que ter mais salas como esta em várias escolas e até no Jardim da Alameda, pois é urgente mudar de paradigma. 
É preciso incentivar a que a educação formal também aconteça fora de portas. São muitos os estudos que asseguram que os espaços ao ar livre estimulam e reforçam várias aprendizagens, contribuindo para o crescimento pessoal, a corporeidade, a consciência social e o desenvolvimento de competências para a vida. 
Estamos felizes por aprender Matemática deitados, sentados, como nos apetece!! O importante é aprender com significado, com sentido! Como podemos ver pelas fotos, os alunos resolvem problemas, discutem ideias, tomam decisões, partilham estratégias, fazem pesquisas no telemóvel e em livros (usam várias fontes), têm foco....trabalham muito e aprendem com prazer! 
Obrigada à direção do agrupamento, pela sua visão, e a todos os lindos alunos e alunas que fazem parte deste projeto! Aos alunos do 5º E e também aos do 5º F :-)

A diretora de turma: Conceição Sousa Santos