Iniciativa “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir?”
O nosso Agrupamento participou através de uma sessão realizada no dia 6 de abril, ao primeiro tempo da manhã em todo o país, na iniciativa “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir?” promovida pela Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), do Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P) e do Conselho Nacional de Juventude (CNJ) em que se associou a Direção-Geral da Educação (DGE) e as escolas de todo o país.
Esta atividade teve por objetivo sensibilizar as crianças e os jovens para a realidade dos refugiados, promovendo assim o compromisso de os receber de forma respeitadora e concretizando os princípios de uma sociedade democrática e inclusiva.
“E se fosse eu? Fazer a mochila e partir” constitui um exercício de empatia com quem foge da guerra e procura proteção humanitária, levando os alunos a perceber o que quer dizer deixar tudo para trás, a ter de selecionar o que é mais importante, vivendo só com uma mochila numa jornada de perigos e incertezas, bem como a refletir e a debater sobre o que gostariam de encontrar se vivessem essa situação.
Foi exibido um vídeo, mostrando o pouco que os refugiados transportam consigo. E nos dias anteriores a esta iniciativa, cada aluno foi desafiado a fazer e a levar a sua mochila com os bens que transportaria se estivesse no lugar de um refugiado (através de imagens ou, se possível, em formato físico).
Os alunos partilharam a razão das suas escolhas aos colegas e docentes, conforme atesta as imagens.
- Materiais de apoio disponibilizados pela PAR:
1. O que os refugiados trazem consigo numa mochila:
https://www.youtube.com/watch?v=heDm_-ZNCMs
2. Coleção “Onde dormem as crianças refugiadas”:
http://darbarnensover.aftonbladet.se/chapter/english-version/
https://www.youtube.com/watch?v=E_kP2jMzn24
3. E se Londres fosse bombardeada como a Síria:
https://www.youtube.com/watch?v=fSIpARmq2WI
4. Díptico em formato digital: