“LogocomArte”
A importância e o espaço que a exposição dos trabalhos dos alunos tem no contexto escolar proporciona sem dúvida uma maior visibilidade da disciplina de Educação Visual na escola e potencia a contemplação e fruição da Obra de Arte - Painel coletivo "LogocomArte”, elevando assim, a qualidade, empenho, criatividade dos alunos das turmas participantes (7ºA, 7ºB, 7ºC, 7ºD, 7ºE, 7ºF, 7ºG, 7ºH, e 8ºG) , mas também, o bom nome da E B 2,3 Dr. Joaquim Rocha Peixoto Magalhães.
A exposição dos trabalhos dos alunos tem por finalidade a apresentação/manifestação pública do objeto artístico, estimulando assim, a produção artística. Pretende-se que sirva de modelo para o futuro, quer pela forma e conteúdos, quer pela audácia intelectual e inteligência criadora dos alunos intervenientes.
Pode ser utilizada no incentivo a um fazer artístico mais empenhado e motivado, na criação de um universo de sensações, imaginação, criatividade, sensibilidade, reflexão e possibilidades cognitivas oferecidas pela arte por meio das obras de arte expostas aos demais alunos.
A exposição das produções artísticas dos alunos - Painel coletivo "LogocomArte” além de valorizar as atividades artísticas desenvolvidas dando-lhes um propósito evitando o fazer por fazer, ainda possibilita esse momento importante de interação já que por sua vez, o público, ou seja, as pessoas espetadoras, as apreciadoras com as quais a obra é posta em comunicação, participam ativamente da mesma por meio de seus diferentes modos e níveis de saber admirar, gostar, apreciar e julgar. Neste sentido, e porque para alguns é só na escola que a sensibilização do gosto, a capacidade de leitura de imagem mais criteriosa e criação pode ocorrer, é na escola que pretendo oferecer a oportunidade para que os nossos alunos possam efetivamente vivenciar, apreciar, entender o processo artístico e a sua história.
Neste sentido, foi colocado num espaço onde toda a Comunidade Educativa pudesse contemplar ou fruir do Painel coletivo "LogocomArte”e inaugurado a 05 de maio de 2017, dia comemorativo dos 30 anos da EB 2,3 Dr. Joaquim Magalhães.
Desta forma, o desenvolver nos alunos capacidades relativas a um conhecimento mais alargado e profundo do mundo da Arte, os próprios materiais e suas características, assim como desenvolver técnicas relacionadas com o processo ensino – aprendizagem, a organização escolar, o trabalho de equipa, entre outras foi uma preocupação constante.
O Professor de Educação Visual,
Gabriel Correia