APRESENTAÇÃO

Ao longo de sete anos, o grupo de teatro Improviso adaptou, criou e encenou cinco peças de Teatro, criou sete Performances, seis em parceria com o Departamento de Artes da nossa escola e a Câmara Municipal de Faro, participou em, e organizou, vários Encontros de Teatro Escolar a nível regional e nacional e envolveu, aproximadamente, cem jovens adolescentes que, através do Improviso, puderam ter acesso a uma formação artística dirigida para uma cidadania participativa, através da linguagem do teatro.

Todos os trabalhos cénicos realizados pelo grupo foram apresentados ao público escolar e ao público em geral. Alguns dos nossos trabalhos mereceram a atenção da imprensa, nomeadamente, o destaque fotográfico que foi dado ao nosso mais recente trabalho, Xeque-Mate, pelo Jornal de Notícias.

Criado em Janeiro de 1999, o Grupo de Teatro Improviso é uma referência no contexto do teatro escolar, local e nacional e pretende continuar a sê-lo, porque, com Frederico Fellini, acreditamos que “os artistas são os benfeitores da humanidade”.

  

OBJECTIVOS

  • Proporcionar a experiência artística
  • Aprender a linguagem teatral
  • Compreender o teatro como forma de expressão social e política
  • Desenvolver o espírito de grupo
  • Trabalhar a auto-estima
  • Perder o medo e a vergonha dos outros
  • Desenvolver a cidadania participativa

O Projecto tem como ponto de partida a importância que nos nossos dias é dada à comunicação, seja a comunicação com o outro, seja a comunicação com o nosso corpo, as nossas emoções, os nossos pensamentos.

O Teatro como prática de educação/formação parte do princípio de que todos os indivíduos têm capacidade para dramatizar e que são eles, os e as actuantes, a primeira fonte de informação e de criação. O Teatro educa se entendermos por educar “a descoberta e utilização de formas e meios de apoio para o desenvolvimento do ser humano em direcção à vida autónoma e consequentemente, para a sociedade de que seja membro.” (Joana Lopes, Pega Teatro).