foto1
foto1
foto1
foto1
foto1

Bolsas pelo Rotary

O Rotary Club de Faro atribuiu bolsas de estudo a alunos de Faro.

No site | No facebook

Tomada de posse

Tomada de posse da professora Ana Paula Marques para mais um mandato como diretora do agrupamento de escolas Tomás Cabreira - 29/06/2022

No site | No facebook 

Devolução do Kit Digital

Devolução do Kit Escola Digital (alunos 4º, 9º e 12º e transferidos do agrupamento) até 2 e 29 de julho.
Mais informações

Sem Nada a Perder

Apresentação do Livro de Pedro Inocêncio no Auditório da Tomás Cabreira. 25/5/2002. 15H15.
Aberto a toda a comunidade: biblioteca@agr-tc.pt

No facebook | No Instagram

1º Prémio - Beatriz Puga


A Beatriz Puga do 12º 6ª ficou em primeiro lugar na categoria ilustração da 16ª edição do Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen.

Estendal Solidário

Concurso de Leitura Áudio

Até 8 de abril de 2022
Mais informações aqui

Olimpíadas de História

Parlamentos dos Jovens

E se eu fosse uma



(No Facebook)

No passado dia 30 de abril, os alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, da Escola E.B 2,3 Dr. Joaquim Magalhães e da Escola E.B 2,3 D. Afonso III, rumaram até Monchique para viverem um dia de partilha com os alunos da mesma disciplina da Escola Básica Manuel do Nascimento. O principal objetivo da atividade era levarmos o nosso coração até estes meninos e meninas e poder dizer-lhes: “Sabemos que viveram uma experiência traumática durante o grande incêndio do passado mês de agosto e por isso quisermos vir ter convosco para vos dizer: estamos aqui!”.

Fomos surpreendidos com ...
(clique em continuar para ver mais informações e mais fotografias)

Fomos surpreendidos com um grande acolhimento por parte da Professora Lúcia Costa (docente da disciplina de EMRC) e restantes colegas que aderiram à atividade; por parte dos alunos que tão bem receberam os seus colegas de Faro; e por parte de todas as entidades públicas que quiseram estar connosco: Câmara Municipal de Monchique, em especial ao Dr. Rui André; Junta de Freguesia de Monchique, em especial ao Dr. José Gonçalo Duarte; Associação Humanitária dos Bombeiros de Monchique, ao comandante Rui Lopes e a todos os bombeiros que acolheram os nossos alunos; Unidade de Cuidados na Comunidade "Mons Cicus", em especial à Enf. Patrícia; à Paróquia de Monchique, ao Padre Tiago; à Plataforma Ajuda Monchique, representada pelo seu fundador, o Dr. Luís Furtado; não esquecendo todas as pessoas que deram o seu testemunho quando foram abordadas pelos grupos.

O dia começou com a formação dos grupos com uma dinâmica alusiva às várias árvores existentes na Serra de Monchique, em que cada aluno se reuniu à volta do nome de árvore que lhe tinha sido atribuído no momento da sua chegada ao Heliporto. Desta forma os grupos eram constituído por alunos aleatoriamente escolhidos de Faro e de Monchique. Seguiu-se a realização do Peddy Paper em que os alunos tiveram acesso a estas entidades públicas, acima mencionadas, e aos habitantes da vila. E assim, lá foram eles percorrendo as várias etapas, munidos de um guião com algumas sugestões de perguntas que poderiam colocar às pessoas. Terminada a manhã, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Monchique quis estar com todos os alunos para transmitir a sua mensagem e responder às perguntas colocadas. Por fim, chegou a hora do plenário, em que todos os grupos foram chamados a partilhar as conclusões retiradas dos questionários realizados durante o Peddy Paper. Terminámos este dia de partilha e convívio com a realização de um coração humano e com a plantação de uma árvore na Escola Básica Manuel do Nascimento. Os alunos de Faro ainda participaram na atividade da CPCJ – Laço Azul Contra os Maus Tratos das Crianças, juntamente com os alunos de Monchique.

Se o principal objetivo era levarmos o nosso coração até Monchique, a forma tão acolhedora como fomos recebidos fez com que regressássemos a Faro com o nosso coração bem maior.